INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

Dar início a uma transformação cultural que conduza a níveis superiores de agilidade e colaboração interdepartamental

Case image

OUTCOMES

1 192

Respostas ao assessment realizado

1

Diagnóstico insightful, acionável e visual do nível de colaboração

47

Áreas contempladas na amostra

30

Líderes de 2ª linha envolvidos na preparação

6

Líderes de 1ª linha envolvidos na preparação

1

Plano de intervenção robusto e dirigido

DESAFIO

Estimular uma reflexão profunda sobre a criticidade da colaboração e despertar para a necessidade urgente de potenciar a colaboração interdepartamental, de modo a responder a um contexto cada vez mais competitivo e a integrar o processo de mudança organizacional associado à transformação digital em curso.

A NOSSA ABORDAGEM

  • Deep Dive

    Gerar entendimento, junto dos owners do projeto, acerca das particularidades da realidade em análise e do impacto pretendido com o projeto.

  • Gaining traction

    Estimular, nos líderes, uma maior atenção ao tema da colaboração, reconhecendo o seu papel fundamental como agentes de mudança. Conhecer a sua perspetiva acerca do estado atual e do nível ambicionado, bem como os desafios a endereçar, tendo em vista o sucesso da iniciativa.

  • Strategic Design

    Desenhar a experiência do assessment dos níveis de colaboração. A estruturação do próprio assessment, incorporando o conhecimento mais recente sobre o tema - incluindo a definição de dimensões-chave e a melhor forma de as avaliar. O desenho do processo end-to-end, observando objetivos críticos: elevada participação, clareza e pertinência das questões, curiosidade em conhecer os resultados e apresentação das conclusões para impulsionar a ação.

  • Assessment & Reco

    Extrair e focar nas conclusões mais estruturais, insightful e acionáveis – por exemplo, assimetrias entre áreas e a sua correlação com fatores específicos.
    Recomendar uma proposta de intervenção imediata, assente em 4 eixos fundamentais: 1) Desenvolvimento de competências essenciais à Colaboração 2) Desenvolvimento das lideranças 3) Formação de equipas multidisciplinares e interdepartamentais 4) Foco em quick-wins.

  • Ignite the leadership team

    Revelar a realidade colaborativa atual da organização, e os desafios concretos e urgentes a endereçar. Mobilizar as lideranças para a criticidade de intervirem nos níveis de colaboração, e do seu papel decisivo no desenvolvimento, por exemplo, de níveis elevados de Segurança Psicológica.

COMPETÊNCIAS

Segurança psicológicaColaboração organizacionalHuman-centered designExperimentação & AprendizagemMudança comportamentalLiderança transformacional